Móveis rústicos: veja como usá-los na decoração da sua casa

Móveis rústicos: sala decorada com sofá, poltronas e mesa de centro

Durante muito tempo os móveis rústicos foram usados quase que unicamente na decoração de casas de campo. Nas últimas décadas, no entanto, o estilo rústico invadiu as cidades e se tornou tendência.

Se você está montando sua casa e é fã de ambientes com ar natural e aconchegante, escolher móveis rústicos é uma ótima opção para sua decoração. Versátil, esse tipo de mobília pode ser combinada com peças de outros estilos e criar espaços únicos.

Gostou da ideia de usar o rústico na sua decoração? Então saiba mais sobre como usar móveis desse estilo aí, na sua casa.

O estilo rústico de decoração


Antes de mostrarmos quais são as características de um móvel rústico e dar dicas de como usá-los, vamos contar um pouco sobre esse estilo de decoração.

Inspirado no campo, nas fazendas e nas casas rurais, o estilo rústico é marcado pelo uso de madeira, cerâmica, tecidos de fibras naturais e plantas. Uma característica forte desse tipo de decoração é a preferência por acabamentos “grosseiros”, mesmo quando esse efeito é conseguido propositadamente.

Como a estética dessa linha remete à natureza, ao interior e à casa da vó, os ambientes com decoração rústica têm um clima confortáveis e aconchegantes, perfeito para relaxar e receber pessoas.

Características dos móveis rústicos


Assim como a decoração, os móveis rústicos também são caracterizados por remeter à natureza. O mobiliário desse estilo comumente é:

  • feito de madeira maciça, com acabamento que deixa em evidência veios, nós e detalhes da madeira bruta
  • na produção de sofás, poltronas e cadeiras, que levam tecido, são usadas fibras naturais, como o algodão.

Por serem marcados por essa estética mais bruta, os móveis rústicos muitas vezes parecem peças artesanais, já que as características naturais dos materiais usados tornam cada peça única.

Dicas para usar móveis rústicos na sua decoração


Ao contrário do que muita gente pensa, os móveis rústicos podem ser combinados com mobiliário de outros estilos e usados em qualquer ambiente. Só é preciso tomar cuidado para não deixar a decoração pesada ao exagerar no uso dos elementos de madeira.

Veja algumas dicas de como fazer belas combinações usando os móveis de acabamento rústico:

  • incluir uma peça, como um sofá ou poltrona, de estilo rústico na sua sala de decoração contemporânea criará um ambiente incrível e muito aconchegante
  • as cores claras, como os tons pastéis e o crú, comuns nos tecidos naturais, são ótimos para criar ambientes cleans
  • em espaços totalmente mobiliados com móveis rústicos, tenha cuidado ao combinar os tons das madeiras, para não criar um ambiente pesado ou escuro demais
  • mesas de jantar de estilo rústico deixam muito mais aconchegante o lugar em que sua família se reúne para as refeições.

E então, o que você achou das nossas dicas de como usar móveis rústicos na sua decoração? Esse tipo de mobiliário pode transformar a aparência dos seus cômodos.

Ficou com vontade de ver algumas peças desse estilo e encontrar uma que combine com a sua casa? Visite a página do site da Casa Cenário dedicada a móveis rústicos e conheça nossas lindas opções.

Deixe um comentário

Nome .
.
Mensagem .

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados