Organização da casa: aprenda qual a distância correta entre móveis, objetos e eletrônicos

Organização da casa: casal sorrindo sentado em sofá

Como fazer a correta organização da casa? Essa é uma dúvida que muitas pessoas têm. Por isso, hoje vamos falar sobre um dos principais desafios de quem está decorando ou redecorando um ambiente ou imóvel: o correto posicionamento de móveis e as distâncias ideais entre itens para garantir uma circulação confortável. 

Muita gente não sabe, mas existem medidas e distâncias corretas a serem consideradas na hora de organizar um espaço. E obedecer a essas regras evita desconforto e dores de cabeça. 

Quer entender como fazer a organização da casa da melhor maneira e garantir que, além de bonitos, seus ambientes sejam muito confortáveis? Então, continue a leitura deste texto! 

3 dicas para organização da casa

Respeitar uma distância padrão entre móveis e garantir um espaço confortável para circulação, além de impedir que o ambiente fique com aspecto de “bagunçado”, ainda evita riscos, como o de tropeções, quedas e prejuízos à visão.

Em casas com crianças, então, seguir as medidas e distâncias recomendadas é ainda mais importante. Afinal, além da criança precisar de espaço, ela ainda está mais exposta a perigos como uma queda do sofá ou bater a cabeça na quina de um móvel. 

Para evitar esses problemas, nós criamos uma pequena, mas muito eficiente, lista de 3 itens que fazem toda a diferença na hora da organização da casa. São eles:

  1. Medida ideal entre TV e sofá
  2. Medidas ideias para a sala de jantar
  3. Espaço ideal de circulação nos quartos

Abaixo falamos sobre cada um desses tópicos.

1. Medida ideal entre TV e sofá

Saber qual a distância correta entre sofá e TV é uma das grande dúvidas de quem está montando o principal cômodo de convívio social da casa: a sala. O ambiente, onde passamos momentos em família, reunimos amigos, brincamos com as crianças e relaxamos, precisa ser super confortável e aconchegante. E a medida entre TV e sofá tem tudo a ver com isso.

Para determinar a distância ideal entre sua televisão e o sofá é preciso considerar dois pontos: o tamanho da tela da TV e a resolução da imagem, pois quanto maior for a televisão e melhor a resolução, maior deverá ser a distância do eletrônico para o móvel. 

Para facilitar a sua vida, veja uma lista com a distância ideal entre os tamanhos de tela mais comuns e o sofá:

Organização da casa: lista de distância ideal entre sofá e TV

Lembre-se que a medida de distância entre TV e sofá deve ser medida a partir do encosto do móvel, aquela parte em que você apoia as costas. E que, na hora de escolher a TV, você deve considerar o tamanho da sua sala. Não há porque ter uma televisão gigante em uma sala com pouco espaço. Já em uma sala grande, uma TV maior é o mais recomendado.

Outra dica importante para a boa organização da sala é manter a distância mínima de 70 cm entre a mesa de centro e o sofá e os outros móveis do cômodo.

2. Medidas ideias para a sala de jantar

Lugar das refeições em família e onde, muitas vezes, amigos são recebidos, a sala de jantar é outro espaço da casa que deve privilegiar o conforto.

Não conseguir puxar completamente uma cadeira sem esbarrar em uma parede ou móvel e não ter espaço adequado para se movimentar durante a refeição são alguns dos problemas que não ter cuidado com as medidas dos móveis da sala de jantar pode causar. 

Ter uma sala de jantar pequena é muito comum nos imóveis modernos, por isso, é fundamental observar como ficará a circulação e a movimentação antes de escolher seus móveis para esse espaço. 

Independentemente do formato de mesa de jantar que você escolher, é preciso que ela fique a, no mínimo, 70 cm da parede ou de qualquer outro móvel, e a medida ideal dessa distância é entre 1,10 m e 1,20 m.

Organização da casa: medidas para a boa circulação na sala de jantar

Dê atenção também ao espaço entre as cadeiras, que deve ser de, no mínimo, 10 cm, para que as pessoas não fiquem “se esbarrando” durante a refeição. 

Respeitando essas distâncias, você garante a boa circulação e também o conforto de quem estiver à mesa.

3. Espaço ideal de circulação nos quartos

Há tempos o quarto não é mais apenas o lugar onde dormimos e não é incomum encontrarmos quartos que acomodam muitos móveis. Isso pode tirar o conforto do ambiente. 

Organização da casa: medidas ideias para a boa circulação no quarto

Mesmo sendo um cômodo de uso mais exclusivo, também é importante cuidar da circulação nesse espaço e evitar que o uso do cômodo seja cheio de obstáculos, como risco de esbarros e quedas. 

Na hora de organizar o quarto, seja ele de casal ou solteiro, considere as seguintes medidas de distância entre os móveis: 

  • a distância mínima entre a cama e a parede ou outro móvel, como o guarda-roupa, deve ser de no mínimo 60 cm
  • se houver TV no quarto, considere as mesmas medidas ideais de distância entre o sofá e a tela para posicionar a televisão em relação à cama
  • se o seu quarto tiver um closet, é preciso que os móveis dele fiquem a 1 m de distância um do outro e a profundidade dos armários deve ser de pelo menos 60 cm.
E então, gostou das nossas dicas para organização da casa? Para receber outras dicas e notícias sobre decoração e organização, siga a Casa Cenário nas redes sociais, acesse nosso perfil no Facebook e no Instagram.

Deixe um comentário

Nome .
.
Mensagem .

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados