Orçamento apertado para decorar a casa? confira 6 dicas

Orçamento apertado para decorar a casa? confira 6 dicas para resolver esse problema

Decorar a casa: mulher jovem com a mão no rosto, em gesto que mostra que ela está pensando

Quem não quer ter uma casa confortável e bonita, não é mesmo? No entanto, muita gente ainda pensa que o orçamento apertado é um grande empecilho para decorar a casa. Um engano.

É claro que se você não tem rios de dinheiro para investir na decoração, vai ter de lidar com algumas limitações. Mas todas elas podem ser contornadas, basta ter criatividade, paciência e, claro, planejar tudo direitinho.

Se você está de casa nova ou quer mudar a cara de algum cômodo, mas não tem muito para gastar, nós selecionamos dicas que ajudam a decorar interiores sem precisar estourar o orçamento da família. Confira!

1. Antes de tudo, planeje-se!   

Não importa o que você vai fazer, planejar antes de realizar é essencial. E na hora de decorar a casa não é diferente, especialmente quando se tem um orçamento enxuto. Por isso, se você está montando seu primeiro apartamento ou precisa decorar o quarto para a chegada de um novo e pequeno morador, o passo inicial é fazer o planejamento.

Nessa etapa, você precisa considerar:

  • quanto pode gastar
  • coisas que precisam ser compradas, como móveis, tintas, luminárias e itens como cortinas, tapetes e roupas de cama
  • qual será o estilo da decoração.

Acredite, planejar vai ajudar a colocar em prática nossas outras dicas e usar o orçamento disponível da forma mais inteligente, o que com certeza fará você economizar.

2. Para começar, aproveitar coisas que você já tem 

Se você está montando sua primeira casa, talvez não tenha muito que possa ser aproveitado no novo endereço. Mas para quem está de mudança ou apenas redecorando um espaço, avaliar o que pode ser reutilizado da casa ou ambiente antigo ajuda a evitar muitos gastos.

Da cozinha ao banheiro, você pode aproveitar móveis e objetos que já possui na nova decoração. E mesmo que você ache que já está cansada de algum item, pequenas reformas, como a pintura de uma cadeira ou a aplicação de revestimentos adesivos na geladeira, podem transformar totalmente uma peça que você considerou descartar.

3. Passo importante: invista em móveis úteis e de qualidade 


Mesmo que o objetivo seja economizar, algumas coisas realmente precisaram ser compradas durante a decoração. Alguns móveis estão nessa lista. E aí, a nossa dica é que você invista em mobiliários quem serão úteis e que sejam duráveis.

Tentar poupar dinheiro comprando uma mesa de jantar, um sofá ou uma cama de má qualidade é um verdadeiro tiro no pé!

Então, direcione uma parte do seu orçamento para adquirir aqueles móveis que são úteis e indispensáveis. E procure por um fornecedor que possa oferecer qualidade a preços acessíveis. Assim, você garante não ter prejuízo no futuro ao ter de consertar ou comprar de novo um desses itens.  

4. Dê destaque às cores e mude muito, com pouco 

Especialmente se você está redecorando a casa ou um ambiente, uma maneira de gastar pouco e dar cara totalmente nova aos espaços é usando cores marcantes.

Se você acha que a decoração da sua sala de estar está sem graça, por exemplo, pode transformá-la completamente ao pintar uma das paredes com uma cor forte, como o verde-petróleo, o cinza-chumbo, o vermelho, o laranja ou mesmo o preto.

A nova cor da parede e pequenos ajustes e reorganizações já serão capazes de deixar o espaço completamente renovado.

5. Para garantir uma decoração incrível, aposte nos detalhes 


Nenhuma decoração é incrível sem os detalhes. E o grande segredo da decoração de interiores são as camadas: você escolhe os móveis; depois, cor de paredes, luminárias, tapetes, cortinas; e então entram os detalhes, aquela almofada com textura diferente, um belo quadro, colchas e mantas, o vaso que foi da sua mãe, um porta-retrato que ganhou da sua avó...

O cuidado com cada detalhe é o que garantirá que você tenha uma casa linda e aconchegante. E o bom é que itens que complementam a decoração, como espelhos, molduras e pequenos objetos, podem ser comprados por preços bem pequenos. Reserve um tempo para garimpar lojas de preço único e brechós e você encontrará preciosidades!

6. Não esqueça: use plantas na sua decoração 


Flores e plantas dão vida ao ambiente e podem transformar completamente um espaço. Então, não abra mão delas na sua decoração.

Samambaias, violetas, suculentas… Você pode escolher as plantas de sua preferência e usá-las para decorar paredes, balcões, prateleiras, mesas… Sem grande investimento, elas vão renovar seu cômodo, deixando tudo mais bonito e aconchegante.

Num primeiro momento, decorar a casa sem muito dinheiro realmente pode parecer um desafio difícil de superar. Mas como você pode conferir nesta nossa seleção de dicas, um orçamento apertado não acaba com seu sonho de ter um cantinho muito bem decorado.

Se você quiser ver outras super dicas de como ter a casa que sempre sonhou, curta a Casa Cenário no Facebook. Por lá, nós sempre temos novidades.

Deixe um comentário

Nome .
.
Mensagem .

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados