Decoração para sala: 6 itens que vão encantar suas visitas

Decoração para sala

Pouca gente discorda: a sala de estar é o cartão de visita de qualquer casa! E é por isso que a decoração desse cômodo é tão importante. Lugar perfeito para receber, é nele que nos reunimos com a família e os amigos, seja para um encontro íntimo ou para comemorações um pouco maiores.

Não importa se você tem um apartamento pequeno ou uma casa com espaços amplos, a decoração para sala que escolher fará toda a diferença na hora de receber as visitas. E se você quer encantar a todos, temos ótimas dicas pra lhe dar!

Nós preparamos uma lista com seis itens que são perfeitos para decorar a sala de estar e que, com certeza, vão impressionar quem for à sua casa. Confira nossa seleção!

1. Papel de parede

Houve um tempo em que o papel de parede pareceu estar saindo de moda, mas agora ele está de volta com tudo. E esse item, que para alguns lembra a casa da vovó, continua sendo perfeito para criar ambientes cheios de charme e personalidade.

Disponíveis nas mais diversas estampas, dos florais às listras; e em variados estilos, do vintage ao moderno; os papéis de parede podem ser aplicados em uma única parede ou em todo o cômodo. E são capazes de mudar completamente a cara de um espaço.

Além de bonitos, com os avanços tecnológicos, o papel de parede também ficou super fácil de ser colocado. Você mesma pode aplicá-lo nas paredes de casa, sem grande dificuldade e sem gastar nenhuma fortuna.

2. Móveis personalizados

Decoração para sala com móveis personalizados: poltrona, sofá e cristaleira

Os móveis personalizados são peça-chave na hora de planejar a decoração para sala! Ter sofás, poltronas, pufes, mesa de centro e mesa de canto que tenham o tamanho ideal para o seu espaço é fundamental para garantir a harmonia da sua decoração.

Quando estiver decorando sua sala, meça o espaço que você tem disponível e escolha móveis que permitam uma boa circulação no cômodo e que combinem com o estilo que você deseja para o ambiente. Esses detalhes vão ajudar a ter uma sala muito mais bonita e confortável.

3. Tapetes

Sejam estampados ou neutros, quadrados, retangulares ou redondos, os tapetes são itens-chave na decoração para sala. E quando usados na medida e formato certo para o ambiente, deixam o cômodo mais confortável e aconchegante.

Para não errar na escolha dessa peça e encantar as visitas, algumas regrinhas ajudam:

  • sala grande, tapete grande; sala pequena, tapete pequeno
  • em salas grandes, o tapetes deve entrar embaixo do sofá aproximadamente 20cm
  • em salas pequenas, o tapetes deve ficar distante do sofá aproximadamente 5cm
  • a decoração da sua sala é colorida? escolha um tapete neutro (e vice-versa)
  • o tapete nunca deve cobrir todo o piso
  • salas com carpete não recebem tapetes.

4. Mantas e almofadas

Decoração de sala: sofá branco ornamentado com almofadas e manta

Se há itens que não podem faltar em uma bela sala de estar são as almofadas e as mantas para sofás. Perfeitos para dar toques de estilo ao ambiente, eles também tornam o espaço muito mais aconchegante.

Versáteis, práticas e úteis, as mantas e almofadas podem, com uma simples mudança, transformar toda a decoração. Quando em cores neutras, acalmam e deixam o ambiente mais elegante. Coloridas, em tons fortes, enchem de energia e personalidade o cômodo.

E seja qual for a sua preferência, com certeza esses itens vão tornar o tempo de suas visitas em sua sala de estar muito mais confortável e agradável.

5. Cortinas

A iluminação de um ambiente é de extrema importância, e a escolha das cortinas interfere diretamente em como a luz natural será usada em um cômodo, além do item ser primordial quando se pensa em decoração para sala.

Para espaços mais fechados e pouco iluminados, o ideal é escolher cortinas leves, de tecido. Já para ambientes com boa entrada de luz natural, é importante optar pelas cortinas do tipo blackout.

Cortinas de tecido tradicional, quando bem escolhidas, podem encher de elegância e charme o espaço. Mas você pode optar por persianas e cortinas de materiais menos óbvios, como a corda — que dá um toque rústico à decoração. E se quiser ousar ainda mais, pode escolher cortinas coloridas e dar a elas destaque na decoração.

6. Quadros e murais

Decoração para sala: sala de estar decorada, com destaque para os quadros na parede

Seja para enfeitar paredes ou serem colocados sobre móveis, os murais e quadros são ótimos para incrementar a decoração para sala.

Se você optar por fazer de um desses itens o ponto focal da decoração, pode escolher um lindo e grande quadro, montar uma combinação de obras ou criar um mural com fotografias dos momentos vividos em família e pendurar na parede.

Já se optar por usá-los como complementos da decoração, pode colocá-los sobre prateleiras e móveis, forma de arranjá-los que é super charmosa e uma super tendência.   

Como você pode conferir nesta nossa lista, itens-chave na decoração para sala podem ser o suficiente para montar um ambiente aconchegante e bonito, que vai encantar todas as suas visitas.

Quer mais dicas para decorar a sua casa? Então, curta a página da Casa Cenário no Facebook e fique sempre de olho nas nossas postagens!

Deixe um comentário

Nome .
.
Mensagem .

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados