Decoração de cozinha pequena: 5 dicas práticas para fazer sua cozinha

Decoração de cozinha pequena: 5 dicas práticas para fazer sua cozinha parecer maior

decoração de cozinha pequena

Com a tendência dos imóveis serem cada vez menores, com ambientes pouco espaçosos, a decoração de cozinha pequena passou a ser um desafio para quem está montando ou reformando a casa ou o apartamento. 

Já foi comum encontrar casas e apartamentos com cozinhas grandes, que permitiam usar móveis espaçosos e muitos eletrodomésticos e utensílios. Com as dimensões reduzidas de agora, é preciso buscar formas de tornar a cozinha funcional e evitar uma decoração que cause a sensação de claustrofobia

Para ajudar você a montar uma cozinha que atenda a todas as necessidades dos moradores da casa e que seja bonita, nós separamos 5 dicas práticas para a decoração de cozinhas pequenas. Confira!

1. Integre os ambientes 

decoração de cozinha pequena: cozinha americana com ilha e luminárias pendentes

Nos imóveis modernos, a configuração de cozinha americana já é bastante comum — essa é uma forma de integrar os espaços sociais da casa. E na hora da decoração, algumas práticas ajudam a aumentar essa integração. 

O uso de ilhas e bancadas são muito úteis para unir cozinha e sala. Multifuncionais, esses móveis permitem economizar espaço, já que dispensam o uso de uma mesa de jantar; e integram perfeitamente os dois espaços. 

Para garantir a melhor circulação na área, você pode optar por bancos e cadeiras dobráveis. Ou aquelas de menores dimensões. 

2. Prefira móveis e eletrodomésticos de linhas retas 

As linhas retas tendem a criar uma decoração mais sóbria e minimalista, o que ajuda a passar a impressão de amplitude nos espaços. Por isso, na decoração de cozinhas pequenas, é importante dar preferência para móveis e eletrodomésticos de linhas menos curvas e design mais clean

Outra vantagem de optar pelo uso de móveis de linhas retas e que eles ajudam a aproveitar melhor os espaços disponíveis no ambiente da cozinha.

3. Aposte em prateleiras e nichos abertos  

decoração de cozinha pequena: cozinha com nichos e prateleiras

Alternar o uso de armários superiores fechados com o uso de nichos e prateleiras abertos é outra dica que transforma a decoração de cozinhas pequenas, por deixar o visual do cômodo mais leve e charmoso. 

Adotar esse truque também ajuda a deixar aqueles utensílios que são utilizados com mais frequência na rotina das atividades da cozinha mais à mão

4. Evite usar cores muito contrastantes 

Uma das dica mais ouvidas por quem está decorando cômodos pequenos e quer criar a sensação de que eles são maiores é “use cores claras”. E essa é mesmo uma regra de ouro para a montagem de ambientes pouco espaçosos, já que cores como branco e os tons pastéis aumentam a sensação de amplitude. 

Outra dica muito valiosa quando o assunto é cor para decoração de cozinha pequena é “evite combinar tons muito contrastantes”. O ideal é optar por móveis, eletrodomésticos e utensílios da mesma família de cores. As cores similares permitiram que os itens do cômodo “se misturem”, dando a sensação de que o ambiente é maior. 

5. Invista na iluminação

decoração de cozinha pequena: iluminação de cozinha

A iluminação é parte muito importante na composição de qualquer decoração. E quando se está montando um espaço pequeno, escolher a luz certa é ainda mais fundamental

Aposte em iluminação embutida não apenas no teto, fitas de led, por exemplo, podem ser colocadas nos móveis. E dê atenção à claridade das lâmpadas. A iluminação embutida e clara dá amplitude ao espaço e ajuda na hora do preparo das refeições. 

Gostou das nossas dicas para decoração de cozinha pequena? Se você está montando sua casa nova ou pretender fazer uma reforma e quer deixar tudo de cara nova, acesse a página da Casa Cenário no Instagram e veja todas as opções de móveis que temos à sua disposição.

Deixe um comentário

Nome .
.
Mensagem .

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados