Decoração de ambientes: 5 segredos que nunca te contaram e deixam a casa muito mais bonita

Decoração de ambientes

Quem não sonha em ter uma casa linda e muito bem decorada, como as das capas de revista, não é? Mas a decoração de ambientes pode ser um mega desafio para quem não tem muita familiaridade com o tema ou é marinheiro de primeira viagem.

No entanto, se você acabou de realizar o sonho da casa própria ou está querendo fazer uma reforma, precisa saber que, com algumas dicas de decoração, deixar seu cantinho lindamente incrível não será nenhum bicho de sete cabeças.

Para ajudar você na missão de decorar a casa como sempre quis, nós vamos contar cinco segredinhos que farão toda a diferença na criação dos seus ambientes. Confira!

1. Escolher a paleta de cores certa 

Decoração de ambientes: escolha a paleta de cores certa

A cor que você escolhe para pintar as paredes e a harmonização entre ela e as cores e tons de todos os outros itens que você vai incluir no cômodo são fundamentais para ter um ambiente bem decorado. Por isso é muito importante, durante o planejamento da decoração, escolher a paleta de cores que será usada no espaço que você vai decorar.

Se você não quiser ousar e preferir ambientes mais cleans, optar pelo branco ou por paletas de tons pastéis, como o bege e o areia é ótima escolha. Essas cores são fáceis de combinar e podem ajudar a ampliar espaços pequenos.

As paletas de cores mais vibrantes e quentes, como o vermelho e o laranja, podem criar ambientes lindos, mas é importante ter cuidado com as combinações. E evitar exageros. Se você optar por usar esses tons nas paredes, o ideal é que pinte apenas uma, criando um ponto de cor no cômodo.

para criar espaços modernos e sofisticados, fugindo dos tons pastéis e também daqueles mais chamativos, você pode optar pelo cinza. Versátil, ele permite diversas combinações e garante à sua decoração um ar cool.

E se você tem um espaço pequeno e quer pintá-lo de uma cor escura, mas tem medo de fazê-lo parecer ainda menor, o segredo é escolher tons frios. Cores como o marrom-chocolate, o azul-marinho e o cinza-chumbo criam sensação de profundidade e não diminuem o ambiente.

2. Achar o móvel perfeito para o ambiente

É quase impossível criar uma decoração de capa de revista sem escolher os móveis certos para o ambiente. Com a tendência dos imóveis serem cada vez menores, optar por um mobiliário com as medidas certas para o espaço que você tem disponível é peça-chave para que você tenha uma decoração bonita e confortável.

Para encontrar o móvel perfeito para o seu projeto, alguns pontos são importantíssimos. Os dois principais são: saber qual será o estilo do ambiente e ter as medidas do cômodo, para garantir a compra de mobílias que caibam na sua casa e estejam em harmonia com os outros itens da decoração.

Especialmente quando for escolher camas, sofás e mesas, é fundamental que você se certifique que as dimensões do móvel são as certas para o espaço que você dispõe e que ele não vai atrapalhar a circulação no cômodo ou impedir que portas e gavetas sejam abertas.

3. Apostar em espelhos 

Decoração de ambientes: use espelhos

Espelhos são itens  de decoração que podem deixar mais incrível qualquer ambiente. Mas eles são especialmente úteis quando usados em cômodos pequenos, já que ao refletir a imagem do lugar criam a sensação de amplitude.

Para conseguir o efeito desejado de ampliação do ambiente, o ideal é que você coloque o espelho em uma única parede — espalhar diversos espelhos por um cômodo pequeno pode acabar interrompendo o efeito de ampliação do espaço.

Outra dica é que você escolha posicionar o espelho em frente a pontos que você queira destacar na decoração, já que o reflexo dobrará a sua visualização.

4. Usar a mágica regra de 3 

Você já ouviu falar da regra dos 3? Essa regrinha fantástica que ensina que conjuntos de três elementos funcionam melhor do que qualquer outro tipo de agrupamento pode ser aplicada das artes visuais à literatura, e vai fazer milagres pela decoração da sua casa!

Ao que tudo indica, nosso cérebro entende grupos de três como mais dinâmicos do que, por exemplo, pares. Isso porque esse tipo de agrupamento faz nosso olhar se movimentar mais, criando uma experiência visual mais rica.

Para aproveitar essa regra na decoração de ambientes, você deve sempre criar conjuntos de três elementos na organização dos objetos e móveis. Na prática, você pode optar por:

  • enfeitar a parede com um grupo de três quadros
  • colocar junto ao sofá dois pufes ou duas poltronas
  • criar um canto de leitura com poltrona, mesinha e luminária
  • organizar nas prateleiras e mesas os objetos em grupos de três…

As possibilidades são diversas e com simples reorganizações, você transforma completamente a decoração da sua casa!

5. Decorar em camadas 

Decoração de ambientes: decore em camadas

A decoração em camadas é quase um efeito do uso da regra de 3. E tem tudo a ver com o uso do que os designers de interiores chamam de três camadas da decoração: cor, iluminação e textura. Além de ser o grande segredo para tornar a sua casa muito mais aconchegante.

Depois de escolher os móveis que serão usados no cômodo, é hora de incluir as camadas! Cortinas, tapetes, mantas, almofadas, luminárias e abajures, vasos, livros, quadros, plantas… Todos esses elementos transformam a decoração e refletem a personalidade e o estilo do ambiente.

Quando estiver planejando decorar, lembre-se que é preciso pensar com cuidado na cor, na iluminação e nas texturas que usará para criar as camadas de composição de cada um dos seus cômodos!

Então, agora que você descobriu esses cinco super segredinhos da decoração de ambientes, já se sente preparada para transformar sua casa e deixá-la como sempre sonhou? Se você quiser outras dicas para ficar expert em decorar, siga a Casa Cenário no Instagram e fique de olho no nosso feed!

Deixe um comentário

Nome .
.
Mensagem .

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados