Pouco espaço na sua sala? Veja como a decoração pode te ajudar

Se tem uma coisa que sabemos muito bem é que com o passar dos anos os preços dos apartamentos e casas foram subindo e os tamanhos diminuindo, inclusive o da nossa tão adorada sala. E é exatamente por essa razão que precisamos pensar cada vez mais na melhor forma de decorá-la, tomando cuidado para não criar a sensação de que o espaço é ainda menor.

Até porque, isso é uma coisa que não queremos. Não é mesmo?

O que eu quero mostrar a você é que existem diversas formas de fazer sua sala parecer maior. E para isso, você precisa pensar bem na decoração da sala e decidir onde irá colocar cada coisa, para criar a impressão de um ambiente maior, além de torná-lo mais aconchegante e bonito.

Afinal de contas, todo mundo quer uma sala espaçosa, para poder curtir com a família, amigos e os pets.

Para quem está pensando que decorar uma sala pequena é o maior dos desafios que pode existir, fique calmo, vamos ajudar você nessa missão! Confira nossas dicas e veja que solucionar esse problema não é nenhum bicho de sete cabeças.

O desafio de decorar salas pequenas 


Quando nos deparamos com situações como essas, de ter uma sala pequena, normalmente não sabemos o que fazer para não deixar o ambiente ainda menor e com cara de desarrumado, como se simplesmente tivéssemos jogado as coisas ali e pronto.

E o que mais acontece é que nossas preocupações estão sempre em nossos filhos ou em nossos pets, pois o lugar já é pequeno e você não quer reduzi-lo, acabando com o espaço deles.

Mas você deve estar pensando agora: meu Deus, isso vai sair muito caro?

E a minha resposta é a seguinte: fique calma, para tudo nessa vida tem um jeito! Com as dicas que vou dar, você consegue resolver o seu problema e, o melhor, sem gastar muito.

A grande verdade é que há milhares de maneiras de organizar a decoração da sua sala dentro de um espaço pequeno, só precisamos achar a melhor forma e colocá-la em prática.

Antes de irmos para as dicas, lembre-se de uma coisa: quanto menor for o número de coisas na sua sala, mais leve o ambiente vai ficar e, consequentemente, vai parecer maior.

Não exagere na decoração da sala, coloque apenas o necessário para que ela fique aconchegante e bonita. Sendo assim, vamos às dicas!

Decoração da sala - use o sofá correto

Você sabia que um dos erros mais frequentes na decoração da sala pequena é o uso de sofás grandes demais ou pequenos demais para o ambiente?  

Quando se trata de um ambiente pequeno, o sofá não pode ser muito grande, pois ele pode ultrapassar o limite da área da sala e interferir em outros cômodos, atrapalhando na circulação e diminuindo o espaço.

Agora no caso de um sofá muito pequeno, você vai perder um espaço muito valioso e o ambiente vai ficar com um aspecto visual não muito legal. Acho que isso é outra coisa que você não quer que aconteça, certo?

Sendo assim, a melhor coisa que você pode fazer é escolher um sofá que seja proporcional ao tamanho da sua sala.

Eu recomendo que você tire as medidas corretas da sua sala, assim você poderá escolher um sofá que se encaixe perfeitamente, evitando a possibilidade de errar o tamanho.

Mas antes de escolher o modelo do seu sofá, é preciso atentar-se a algumas coisas, por exemplo: se você optar por um sofá fixo, lembre-se que você terá a vantagem de ele ser um sofá mais compacto e menos profundo, sendo assim uma peça mais leve, entretanto, menos confortável.

Mas caso você queira dar prioridade ao seu conforto, aí a sua escolha deve ser um sofá retrátil e reclinável. Nesse caso, é importante levar em consideração a profundidade do sofá, pois ele sempre será mais profundo do que um sofá fixo. Visto que ele precisa de espaço para o mecanismo do retrátil e do reclinável.

Decoração da sala - nunca utilize dois sofás

Como você pode ter percebido, o que pode dar mais trabalho na tarefa de decoração da sala são os sofás, pois eles são grandes e ocupam um bom espaço do ambiente, e é exatamente por esse motivo que é preciso dar mais atenção para esse ponto.

Evite colocar dois sofás, aqueles sofás tradicionais de 3 e 2 lugares se encaixam muito bem em salas que têm de tamanho médio à grande, mas quando falamos de salas pequenas, essa não é a melhor opção.

Quando for comprar sofás, opte por apenas um sofá e se for necessário mais lugares, dê preferência para o uso de poltronas, pufes, banquinhos ou cadeiras.

Decoração da sala - mesa de centro


Quando falamos de espaços pequenas, mesas de centro não são a melhor opção, visto que elas ocupam um bom espaço, tirando assim o espaço que o seu pet ou o seu filho poderia ficar brincando.

Mas, se você gosta de mesa de centro e quer colocar uma, a melhor coisa que você pode fazer para ajudar a não reduzir tanto o seu espaço, é escolher uma mesa de centro que não seja muito grande, sendo o mais proporcional possível ao ambiente. Desse jeito, ela não vai prejudicar tanto a passagem das pessoas pela sala.

Caso você tenha optado por um sofá fixo, em razão de um espaço reduzido, já que os sofás fixos são menos profundos, no lugar de uma mesa de centro, você pode usar um pufe para esticar os pés e ganhar mais conforto.

Decoração da sala - utilize móveis de cores claras

Não é aconselhável usar móveis escuros em espaços pequenos. Eles fazem o ambiente parecer pesado e dão a sensação de que é ainda menor.

Quando for comprar móveis para a sua sala, sempre opte por móveis que tenham cores claras, pois eles aumentam a iluminação do ambiente e dão a sensação de que o espaço é maior.

Mas lembre-se que cores claras sujam com facilidade. Tons como branco e bege são lindos, mas impossíveis para quem tem filhos e pets. Nesse caso, prefira uma cor clara que disfarce a sujeira, como o cinza claro e o nude.

Outra boa opção é usar variações desses tons em toda a base da decoração, como tapetes e cortinas, fazendo um contraponto com um elemento em madeira.

Por fim, escolha uma cor tendência para os acessórios, assim você traz autenticidade à sua decoração. Afinal de contas, queremos a nossa casa com a nossa cara, não é mesmo?


Decoração da sala - use móveis personalizados 

Já pensou em comprar móveis personalizados? Se não pensou, deveria considerar essa opção. Os móveis personalizados funcionam super bem, pois você aproveita todo o espaço que tem disponível da melhor forma, já que móveis personalizados permitem alterações no tamanho.

Dessa forma você aproveita por completo o espaço que tem e ainda deixa ele com a sua cara, uma vez que pode mexer também nas cores e no estilo.

Bom, essas foram as nossas dicas de como você pode utilizar a decoração da sala para fazê-la parecer maior.

Lembre-se, se tudo for muito bem planejado o ambiente dá a impressão de que é maior, resolvendo o seu problema de ter pouco espaço. Espero que este artigo tenha ajudado. E se você quiser mais dicas sobre decoração, siga a Casa Cenário no Instagram

Deixe um comentário

Nome .
.
Mensagem .

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados