Como decorar sala de estar gastando pouco

Como decorar sala de estar gastando pouco

Decorar sala de estar: sala de estar com sofá, mesa de canto, plantas, luminária e quadro na parede

Você tem vontade de decorar sua sala de estar, porém o orçamento está apertado (e o tempo também)? Não se preocupe que, aqui no blog Casa Cenário, nós vamos ajudá-lo com isso.

Atualmente, os espaços das casas e dos apartamentos parecem estar cada vez menores. Se você tem filho pequeno então, nem se fala, o imóvel parece encolher ainda mais. Isso sem contar os problemas que podem surgir para adaptar a casa para o pequeno. Afinal, nem sempre o que dá certo para um casal sem filhos dará certo para um casal com filho pequeno. 

Pensando no desafio que é decorar sala de estar, especialmente quando o orçamento é limitado, reunimos algumas dicas simples para ajudar você nessa missão. Confira!

6 formas de decorar sala de estar gastando pouco 

Sabemos que tempo e dinheiro estão curtos hoje em dia. Por esse motivo, selecionamos formas fáceis de decorar sala de estar e que podem ser feitas até por você mesmo, em suas horas livres. Assim, você pode economizar os gastos com um profissional e investir mais na sua decoração.

1. Aplicar papel de parede

A primeira coisa que você precisa fazer para decorar a sala de estar é escolher o estilo que deseja para o ambiente. Se optar por móveis coloridos, o ideal é deixar as paredes mais neutras. Já se você prefere móveis mais cleans, pode abusar das cores e estampas nas paredes.

Passamos muito do nosso tempo livre na sala de estar de casa, então esse precisa ser um ambiente confortável, tanto para ficar quanto para olhar. E as paredes são uma parte muito importante na composição desse espaço. 

O papel de parede, revestimento fácil de ser aplicado, é ótima opção para decorar as paredes da sala de estar e dispensa a contratação de um profissional e também evita a bagunça do processo de pintura. 

No mercado você encontra papel de parede de vários tipos, cores e estampas. E garante outra grande vantagem: a possibilidade de renovar o ambiente rapidamente. Enjoou da estampa ou da cor do papel de parede? É só arrancar e aplicar um novo.

2. Apostar em cores nas paredes

decorar sala de estar: sofá em sala com parede pintada de cor escura

Como dissemos no tópico anterior, se você prefere móveis com cores mais neutras, o ideal é investir nas cores nas paredes.

Existe quase que uma infinidade de cores disponíveis para tinta e papel de parede, por isso a escolha vai depender da sua imaginação e do seu gosto. E se  você curte uma decoração despojada e original, pode investir em cores diferentes para cada uma das paredes da sua sala de estar.

Caso decida pintar as paredes e fazer você mesmo o serviço, para não ter perigo de manchar uma parede com a tinta da outra parede, utilize fita crepe nas divisões de cores. Espere secar e remova com cuidado a fita, para não correr o risco de arrancar parte da tinta nova.

Tome bastante cuidado para não colocar a fita crepe torta. Se fizer isso, a divisão das cores também ficará torta.

Se quiser um ambiente alegre, aposte em cores vivas e quentes nas paredes. Seu filho vai amar.

3. Usar plantas

Plantas são sempre ótima opção para criar a decoração de um ambiente e ajudam a harmonizar os espaços e deixá-los mais bonitos. Baratas e fáceis de encontrar, seu cuidado não requer quase nenhum dinheiro e para mantê-las vivas e bonitas é preciso apenas de luz solar, água e, em alguns casos, adubo.

Uma dica bem legal de decoração com plantas é escolher para paredes e móveis cores que contrastem com o verde, assim você cria um belo efeito e monta um espaço cheio de originalidade. 

4. Investir em um bom sofá 

decorar sala de estar: sala com sofá, almofadas, tapete e mesa de centro

Não dá para pensar em uma sala de estar bem decorada sem pensar em um bom sofá. Afinal, esse é o móvel que dá alma a esse ambiente da casa. 

Mesmo que o orçamento para decorar sala de estar seja limitado, não abra mão de investir em um sofá de qualidade. A peça, se comprada com atenção, vai garantir para sua família conforto e aconchego no uso da sala. Além de ser fundamental para deixar a decoração bonita, cheia de estilo e personalidade.

5. Abusar das almofadas e mantas 

Já falamos aqui no blog, e vamos repetir: invista em almofadas e mantas na decoração da sua sala de estar. Esses itens, que não são caros e são muito versáteis, podem transformar completamente a cara da sala. 

Almofadas e mantas dão conforto e aconchego ao ambiente e, ainda, são fáceis de serem trocadas, mudando cores, estampas e estilos sem gastar muito ou fazer qualquer bagunça.  

6. Usar objetos de decoração que não custam caro 

decorar sala de estar: aparador com objetos de decoração

Como estamos mostrando até aqui, é super possível decorar sala de estar sem gastar muito. E uma das melhores formas para fazer isso é investindo em objetos de decoração baratos e originais.

Um exemplo disso é utilizar CDs velhos para enfeitar as paredes. Usar pôsteres, molduras e fazer murais de fotos são outra maneira incrível de decorar as paredes sem gastar demais. 

Apostar no DIY (o famoso faça-você-mesmo) também é uma maneira excelente de criar objetos de decoração totalmente originais e em com custo baixo, que vão deixar sua sala de estar bonita e cheia de estilo. 

Então, gostou das nossas dicas? Se você está pensando em decorar a sala de estar da sua casa e quer investir em um bom sofá, conheça a coleção de sofá da Casa Cenário. Temos opções incríveis para todos os estilos de sala.

Deixe um comentário

Nome .
.
Mensagem .

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados