4 dicas para escolher a mesa de jantar perfeita para sua casa

mesa de jantar: mesa de jantar com quatro cadeiras

A mesa de jantar é um móvel super importante na decoração da área social da casa e, por isso, sua escolha merece muita atenção. 

Versátil, pois recebe as refeições diárias da família e também os eventos para amigos e convidados, a mesa de jantar precisa estar em harmonia com o estilo do resto da casa, ser confortável para as refeições e não pode atrapalhar a circulação.

Se você está decorando ou redecorando seu imóvel e tem dúvidas sobre como escolher a mesa perfeita para sua sala de jantar, continue a leitura! Neste artigo, selecionamos 4 dicas práticas para você optar pelo móvel certo para sua casa. 

1. Dê atenção ao tamanho da mesa de jantar 

Não importa se você tem uma sala de jantar pequena ou muito espaçosa, a primeira coisa que você precisa considerar na escolha da mesa é o seu tamanho.

Se você tem uma casa com bastante espaço, pode pensar em mesas maiores, com lugar para diversas pessoas sentadas. Mas se você mora em um apartamento pequeno, com ambientes integrados e pouco espaçosos, aceite essa limitação e opte por criar um ambiente aconchegante, sem tentar espremer uma mesa que atrapalhe a circulação e tire o conforto dos momentos das refeições

2. Pense na funcionalidade da mesa

Especialmente se você mora em um imóvel pequeno, pensar na funcionalidade dos móveis é muito importante na hora de escolhê-los. 

Se você precisa integrar os ambientes da sua casa e sua mesa de jantar precisa fazer as vezes de aparador ou de escrivaninha para as crianças em algumas circunstâncias, isso deve interferir na sua escolha. 

Na hora de comprar sua mesa de jantar, considere todos os usos que ela terá, isso ajudará a definir o móvel perfeito para a sua necessidade. 

3. Escolha o melhor formato de mesa de jantar 

No mercado há mesas de jantar de formatos diversos e é preciso considerar qual o melhor para a sua casa antes de escolher a sua mesa. De forma geral, mesas redondas e retangulares são as mais recomendadas para ambientes pequenos, enquanto as mesas quadradas ficam bem em salas de jantar maiores. 

Para escolher o formato ideal da sua mesa, leia mais sobre as características e indicações de cada um deles: 

Mesa de jantar retangular  

mesa de jantar retangular de estilo industrial

Formato mais comum e mais usado, a mesa de jantar retangular é bastante versátil, pois fica bem em salas pequenas e também é a melhor opção para quando se pretende acomodar mais de quatro pessoas à mesa. 

Se você gosta de mesas de jantar retangulares, considere que elas ficam melhor quando instaladas em um espaço no mesmo formato. 

Mesa de jantar redonda 

mesa de jantar redonda de estilo rústico

A mesa de jantar redonda é ótima opção para espaços pequenos e áreas em formato quadrado. Esse tipo de mesa deixa o ambiente mais aconchegante e intimista, além de aproximar as pessoas, por isso é perfeito para acomodar até seis pessoas.

Considere, que a mesa redonda muito grande, contudo, coloca uma distância muito grande entre as pessoas e dificulta servir as refeições.

Mesa de jantar quadrada 

mesa de jantar quadrada com tampo de laca e quatro cadeiras

Formato que está bastante em alta atualmente, a mesa de jantar quadrada costuma acomodar até oito pessoas, mas só é a melhor opção quando se tem um espaço grande para instalá-la.

Se você mora em um imóvel pequeno, o ideal é não optar por esse formato de mesa para sua sala de jantar. 

Mesa de jantar oval 

A mesa de jantar oval oferece as vantagens da mesa retangular e ocupa ainda menos espaço, por conta dos cantos arredondados.

Na mesa oval, assim como no modelo redondo, fica fácil puxar uma cadeira e acomodar mais um convidado quando necessário.

4. Considere no tipo de material e acabamento da mesa de jantar 

Na hora de escolher sua mesa de jantar é muito importante também levar em conta o material e o acabamento do móvel. Para fazer essa consideração, é importante ter definido o estilo de decoração que você quer para sua sala de jantar e/ou casa. 

Mesas de jantar de madeira  e de vidro ainda são as mais comuns, mas existem outros materiais disponíveis no mercado, como o granito e a laca.

Dica extra

Agora, uma dica extra: harmonize a escolha da sua mesa de jantar com a escolha das cadeiras! Você não precisa comprar conjuntinhos de mesa e cadeira e nem usar cadeiras de um único modelo. Mas é importante que a mesa e as cadeiras “conversem”, criando uma reunião harmoniosa de móveis. 

Então, gostou das nossas dicas? Se você está à procura da mesa de jantar perfeita para a sua casa, visite a sessão dedicada a este ambiente no site da Casa Cenário, lá, com certeza, você vai encontrar ótimas opções.

Deixe um comentário

Nome .
.
Mensagem .

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados